Gritaria Insuportável

Gritemos até que a voz nos doa !

Camilo Lourenço sobre o Conselheiro Dias Loureiro

Ainda sobre o BPN: Reparem bem de que tipo de gente o nosso Presidente da Republica se arredou…

camilo_lourenco_08

Artigos de Camilo Lourenço

BPN: memória curta

Março de 2001. A revista “Exame”, que na altura dirigia, dizia na capa que o Banco de Portugal tinha passado um cartão amarelo ao BPN. Dias depois recebi um telefonema de Pinto Balsemão. Assunto: Dias Loureiro tinha-lhe telefonado por causa do artigo e, na sequência dessa conversa, queria falar comigo. Acedi prontamente.

A conversa com o ex-ministro foi breve… mas elucidativa: Dias Loureiro estava desagradado com o tratamento dado ao BPN; o assunto tinha criado um problema imagem do banco; não havia qualquer problema com o BPN; Oliveira e Costa estava muito “incomodado” com a matéria de capa (para a qual tinha contribuído, com uma entrevista) e pensava processar a revista (como efectivamente aconteceu).

Depois da conversa comuniquei a Pinto Balsemão que não tinha ficado esclarecido com as explicações de Dias Loureiro e que, por mim, a “Exame” mantinha o que tinha escrito. O que aconteceu depois é conhecido…

Ao ouvir Dias Loureiro na RTP fiquei espantado. Porque o ex-ministro disse que ficara tão preocupado com o artigo que foi, de “motu propriu”, ao Banco Central comunicar que a instituição devia estar atenta. Das duas uma: ou Dias Loureiro soube de algo desagradável entre a conversa comigo e a ida ao Banco de Portugal; ou fez “fanfarronice” nessa conversa para esconder os problemas do BPN. Há uma terceira hipótese… Feia. Mas depois do que vi no assunto BPN já nada me espanta!

No meu dicionário da língua, portuguesa, 5ª edição da Porto Editora, consta: Político, adj. Que pertence ou diz respeito à política ou aos negócios públicos; fig. delicado; cortês; astuto; finório; s.m. indivíduo que trata de política; estadista.
Em consequência do que se passa neste país, proponho à Porto Editora que acrescente mais: adj. Hominho aldrabão, trafulha, safado, mentiroso, vigarista, desonesto, salafrário, sem verticalidade.

Abril 24, 2009 - Posted by | Camilo Lourenço | , , ,

3 comentários »

  1. Gostaría antes de mais de agradecer a coragem e determinação deste jornalista pois existem temas que são TABU na nossa comunicação social mas que constituem de igual forma informação que de forma clara deve ser transmitida ao público em geral. São efectivamente estes temas de domínio “quase” público os quais …não se podem falar, informar ou pedir informações sob pena de perder o emprego que sustenta as nossas mulheres e os nossos filhos. Há bem mais de um ano que chamo atenção para o “desaparecimento” público do Sr. Dias Loureiro ao mesmo tempo que procuro um comentário feliz do seu grande amigo Aníbal Cavaco Silva, o qual não mereceu sequer o termo “SR” por detrás do nome. Não acredito numa mudança positiva sem revolta, eles são demasiados e demasiadamente importantes para sairem dos poleiros ou mesmo que o façam continuarão a reinar na obscuridade desta nossa democracia podre que tudo traduz menos equidade e justiça. vamos aguardar e ver o que o futuro a médio prazo nos reserva, pois é triste assistir a vitórias políticas baseadas em marketing & publicidade, previligiando os mais bem falantes em próle dos visionários apolíticos…sendo que, para que tudo isto mudasse sem “sangue” o investimento na educação e qualidade de vida das crianças teria que mudar. Se reflectirem naquilo que estamos neste momento assistir poderão observar um quebra drástica no investimento para educação e poucos ou nenhuns incentivos á natalidade…Para terminar vou desejar (que me dera profetizar!) a todos os culpados desta situação nomeadamente ao Aníbal e ao Loureiro um óptimo natal e que recebam no sapatinho uma camisola ás riscas com um número ao centro!

    Comentar por Hugo Vieira | Dezembro 1, 2010 | Responder

  2. Gostaria, se possível, que me esclarecesse sobre sobre a sua participação hoje na TVI, sobre o IRS.
    Quanto ao número de contribuinte nas facturas que entram no IRS, deve constar nas facturas deste ano para o IRS2012. Também deve constar nas facturas de 2010 para o IRS deste ano? Obrigada. Helena Reis Manteigas

    Comentar por Helena Reis Manteigas | Fevereiro 10, 2011 | Responder

  3. Ali está ele + os 230 ladrões

    Comentar por Anónimo | Novembro 8, 2012 | Responder


Deixe um comentário